segunda-feira, 27 de junho de 2016

Pablito, o amigo invisível


PABLITO, O AMIGO INVISÍVEL

*MMendes

- Lobo mau não existe né tio?

O titio para sacanear fala:

- Existe sim! Então o que é isso atrás de você?

O menino olha para trás e, onde não havia absolutamente nada, afirma para espanto do titio:

- Ah, titio, não é lobo não, é só meu amiguinho.

Em seguida Pablito começou a correr chamando seu amigo imaginário para brincar:

- Corre Theeham, corre Theeham.

Como disse Fernando Pessoa, “a vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos”. O poeta nos diz que vemos o mundo a partir de nós mesmos, interpretando tudo a partir daquilo que somos. Não vemos o que é invisível aos nossos olhos, embora o invisível esteja ali à nossa frente.

Pablito parece discordar disso. Ao criar seu amigo imaginário, estava exercitando ver o mundo com os olhos do outro.  As crianças parecem saber intuitivamente que ao lado do mundo visível, há um outro invisível que o completa. Que as aparências enganam. Onde dizem haver um lobo pode haver um amigo.

O lúdico surge quando o expectador empresta à obra seus próprios sentimentos, emoções, pensamentos, crenças, que são os elementos invisíveis que completam a obra e sem o qual ela é morta.  A vida da obra é a vida do expectador.

As crianças têm um poder incrível de criar situações novas e se colocarem dentro delas num jogo de faz-de-conta. São os seres mais poderosos do mundo, capazes de transformarem-se a si mesmas, mudar de identidade, passar da ficção à realidade quantas vezes quiserem, além de buscar cúmplices para seus jogos fantásticos. O cúmplice escolhido nesse caso foi o Titio.

Para aqueles que não creem em Deus, aqui reside uma grande lição. Deus não pode ser encontrado na superfície da realidade “visível”. Para descobri-lo é essencial mergulhar no mundo invisível. Como disse o Pequeno Príncipe, “o essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário