quinta-feira, 7 de abril de 2016

Pablito, eu quero ser médico!

PABLITO, EU QUERO SER MÉDICO!

*MMendes

Pablito tomou nas mãos um barbantinho, dependurou no pescoço como se fosse um colar e com os dedinhos juntou as pontas e encostou no peito do vovô como se auscultasse o coração.

- Eu sou o dr. Pablito!

- Você é o dr. Pablito? Perguntou o vovô admirado.

- Sim. O dr. Pablito. Respondeu. Pegou um palitinho e deu uma injeção no braço do vovô.

Passado umas duas semanas o vovô deu de presente para seu neto um kit de médico de brinquedo, com estetoscópio, injeção, um termômetro e um copinho de remédio. Precisava ver a felicidade da criança.

Assim que abriu o presente colocou o estetoscópio e pediu para que o vovô se abaixasse. Escutou o coração, deu injeção no braço, no bumbum, fez o vovô tomar remédio, aferiu a temperatura. Isso tudo umas duzentas vezes.

No dia seguinte, quando o vovô foi buscá-lo na escola, Pablito deu um pulo no colo e olho no olho fez um convite:

- Quando a gente chegar em casa vamos brincar de doutor?

E tão logo chegaram começou tudo outra vez: auscultar coração, injeção no bumbum, termômetro debaixo do braço, copinho de remédio. Fez isso com o vovô, com os bichos de brinquedo que estavam ali ao lado e até com o Romeu, o cachorrinho da família. Vida de médico não é fácil!

- Vovô, sua febre está “quatro horas”. Disse o guri olhando para o termômetro de brinquedo.

Ao aplicar a injeção no vovô, com sua fisionomia sorridente e cheia de esperança, fez acompanhar o tratamento de um beijo no rosto e um abraço.

- Pronto! Já passou vovô, não vai doer mais. Viu? Agora você sarou.

A técnica de Pablito para aliviar a dor com um beijo e um abraço é um desses casos raros em que a mentira se torna uma virtude. Se Pablito vai ou não ser médico, só o futuro o dirá. Mas, de alguma forma ele sabia que o melhor médico é aquele sabe infundir no paciente a esperança da cura. E se sabia isso, já estava aprendendo a amar.

Como disse o filósofo Goethe “só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a”. E amor era justamente o que vovô sabia dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário