domingo, 24 de maio de 2009

EFEITO INDESEJADO

Por MMendes

Eugênio Picolo, era um gaúcho imenso. Pesava quase 200 Kg. Não podia morar em prédio algum, pois não cabia no elevador. Já tinha tentado de tudo para emagrecer, mas seu ponto fraco era o churrasco. Era um churrasqueiro de primeira. Adorava carnes gordas e suculentas, mas detestava qualquer tipo de vegetal. Sua aversão por vegetais sempre prejudicava o regime de emagrecimento. Acho que era capaz de comer um boi inteiro em cada refeição, mas nenhuma folhinha de alface sequer.

A mulher estava desacorçoada. Já pensava em separação. Picolo há muito não enxergava nem a ponta dos pés, quanto mais amarrar os sapatos. E para tomar banho, um martírio. A esposa era obrigada a ajudá-lo no banho. Gastava um sabonete inteiro para ensaboar aquele homenzarrão.
Ela também era um tanto gordinha, mas nada comparado com Picolo. Também para acompanhar o marido, não havia dieta que sobrevivesse. O marido adorava a esposa, que carinhosamente chamava de gorduchinha. Certo dia, a mulher ouviu dizer que um psiquiatra especialista em hipinose era capaz de convencer uma pessoa de qualquer coisa. Não teve dúvida, marcou uma consulta e lançou um desafio ao médico:

- Doutor eu imploro. Se conseguir que meu marido deixe o gosto pelo churrasco eu lhe pago qualquer quantia.

O psiquiatra aceitou o desafio e pediu o prazo de um mês. Retornando para casa obrigou o marido a marca uma consulta, sob pena de pedir a separação. Picolo era apaixonado pela esposa, tal qual gostava de churrasco. Ficou entre a cruz e o espeto de churrasco. Mas a mulher, além de tudo, amarrava seus sapatos, coisa que o churrasco não fazia. Preferiu escolher ficar com a mulher, mas lá com seus botões pensava que poderia estar fazendo a escolha errada. Mesmo assim foi ao psiquiatra.

- Boa tarde doutor. - Disse Pícolo ao passar espremido na porta do consultório.

O médico psiquiatra espantado, nunca havia visto um homem daquele tamanho.

- Diga meu senhor, o que o traz? - Perguntou o psiquiatra, embora já conhecesse a resposta.

- Quero que o doutor me ajude a emagrecer. Ou é isso ou minha mulher me largará. Eu não saberia viver sem minha gorduchinha.

- Muito bem. Minha melhor técnica é a do hipnotismo. Deite-se no divã. - Enquanto isso o psiquiatra diminuiu a luminosidade da sala e regulou o ar condicionado para que o ambiente ficasse mais agradável.

Depois de algum tempo de relaxamento e indução, Picolo estava completamente hipnotizado. O psiquiatra mostrou-lhe um espeto de costela gorda, pediu que provasse e induziu Picolo a achar que era um pé de alface. O paciente fez uma cara de nojo e cuspiu tudo na mesma hora. Depois deu uma picanha medalhão emoldurada de um naco de gordura tostada. Quando Picolo colocou na boca o doutor induziu o paciente a pensar que era um pedaço de cenoura. Este cuspiu tudo para fora, com a maior cara de nojo, como havia feito antes.

Em seguida o médico tomou um pé de alface nas mãos e pediu que Picolo experimentasse, induzindo o paciente a achar que era um costela gorda e suculenta. O paciente hipnotizado devorou o pé de alface com a maior satisfação. Tão logo terminou a deglutição, ofereceu-lhe uma cenoura, afirmando ao paciente que tratava-se de uma picanha a medalhão acrescida de uma capa de gordura bem tostadinha. Picolo devorou a cenoura com cara de muita satisfação.
Terminado o tratamento, o médico fez com que o paciente voltasse ao normal.

- O senhor está curado seu Picolo. Pode voltar para casa que seu problema está resolvido.

Picolo não se lembrava de nada, mas sentia-se diferente. Não sabia explicar o que havia mudado. No caminho para casa a primeira coisa que pensou foi fazer um churrasco. Passou no mercado comprou carvão, sal grosso e os demais itens. Chegou em cumprimentou a mulher. Sorridente acendeu a churrasqueira. Enquanto preparava os espetos a mulher perguntou:

- Você foi ao médico como havíamos combinado?

- Fui, evidentemente. - Disse ele enfiando um pé de alface no espeto que acabava de limpar.

- E o que ele disse? - Perguntou a mulher.

- Ora, disse que eu estou curado. - Afirmou espetando uma cenoura em outro.

A mulher estava espantada com aquela situação, mas ficou em silêncio. Daquele dia em diante Picolo assava vegetais acreditando piamente que os espetos eram de carne. O psiquiata o tornou um churrasqueiro vegetariano. Com o passar do tempo, Picolo foi emagrecendo, emagrecendo até que ficou com seus 98 Kg. Estava disposto, vigoroso. Admirava-se de poder ver a ponta dos pés, há muito escondido debaixo da enorme barriga, que agora não existia mais.

Todavia, seu casamento começou entrar em crise. Já não se entendia muito bem com sua mulher. Ao contrário de antes, só a chamava de gordinha na hora da discussão. Gorduchinha era agora um apelido pejorativo. Os conflitos foram tantos que Picolo, neste ponto homem elegante e magérrimo, resolveu separar-se da esposa e arrumou uma namorada esguia.

A mulher retornou ao psiquiatra para saber o que havia dado errado. E depois de explicar-lhe o problema, o psiquiatra disse:

- Eu inverti a programação do cérebro de seu marido. Ele pensa que alface é costela bovina, pensa que picanha é cenoura e vice-versa. Mas pelo que está me dizendo, acho que ocorreu um efeito inesperado.

- Penso que seu marido amava tanto ser churrasqueiro e gostava tanto de carne gorda em decorrência do amor que tinha pela senhora. Havia uma relação a mulher “gorduchinha” e o estimulo pela carne gorda. Quando alterei essa programação, inesperadamente ele foi deixando de gostar da senhora. Foi um efeito colateral imprevisto.

- Era bem possível que se a senhora tivesse emagrecido, como efeito decorrente, isso induziria seu marido a emagrecer também.

A mulher saiu do consultório arrasada. Aprendeu uma grande lição. Devemos aceitar os outros como eles são. O mundo a nossa volta é o reflexo do que somos. Para mudar as coisas e preciso antes transformar nossa própria natureza. Não se muda o comportamento de uma pessoa sem mudar a pessoa como um todo. Somos como um vaso cheio de bolinhas. Não se pode tirar a bolinha do meio sem que todas as outras bolinhas se movimentem num novo arranjo. Picolo emagreceu enfim, e tornou-se uma outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário