sexta-feira, 28 de setembro de 2018

PABLITO, meu vovô está de volta

PABLITO, meu vovô está de volta

*Marco Mendes

O vovô trabalha em uma cidade distante de sua residência e só retorna para casa no final de semana. Ao retornar, todas as vezes sem exceção, Pablito está esperando com um largo sorriso à porta da garagem. Mal espera vovô desligar o carro sai correndo e pula em seu colo, lhe dá um grande abraço e diz:

- Vovô eu te amo.

A frase “eu te amo” foi a primeira frase que vovô ensinou ao netinho quando ele ainda balbuciava. Essa frase se consolidou em sua boca junto com outra: “Você é o melhor vovô do mundo”. Os laços que unem netinho e vovô transformam aquele abraço no verdadeiro abraço da paz: “Chegastes! Foste embora minha saudade, agora posso viver em paz”; “Estou de volta, teu abraço resolveu todos os meus conflitos e meu espírito está em paz”, parecem dizer um ao outro.

Muitas vezes, depois que vovô saía em viagem, o netinho ficava com muita saudade que até chorava.

“Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país”, afirmou o filósofo René Descartes. Vovô passa tanto tempo viajando que quase se sente um estrangeiro em sua própria casa. Somados os dias de viagem, podemos dizer que nesses últimos cinco anos vovô viveu três anos de infinita saudade do netinho. É muito tempo longe do netinho. “Um único ser nos falta, e fica tudo deserto”, disse o poeta francês Alphonse de Lamartine. Mas, todas as vezes o abraço de Pablito fazia o vovô sentir-se acolhido em sua própria casa. A saudade é doída, mas o encontro é consolador.

Depois de anos viajando, finalmente vovô foi transferido de volta para a cidade onde a família mora com o netinho. Quando a vovó disse isso ao menino, ele exclamou:

- Vovó, sabe o que isso significa? Que a gente não vai sentir tanta falta dele mais!

“Esperei por tanto tempo, esse tempo agora acabou. Demorou mas fez sentido, fez sentido que chegou”, canta Nando Reis.

O coração do vovô está em festa porque volta para casa com alguém à sua espera. Vovô e netinho, as duas metades agora estão completas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário