quarta-feira, 4 de outubro de 2017

PABLITO, os últimos serão os primeiros


PABLITO, os últimos serão os primeiros.

*Por Marco Mendes


Depois de ouvir uma leitura de uma passagem da Bíblia, Pablito questionou o vovô:

- Por que os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros?

O menino parecia confuso, porque essa assertiva quebrava a lógica do merecimento, apresentando-se como uma injustiça ao vencedor.

Diante de profunda questão filosófica vovô silenciou. Era preciso estudar e meditar. Vovô precisava não só de uma resposta, mas que a resposta fosse clara e simples, a ponto de Pablito pudesse compreender. Seria possível que a pergunta fosse tão elevada a ponto do espírito de uma criança não poder alcançar a resposta? Vovô se lembrou de um provérbio que diz “O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos”.

A pergunta de Pablito nos remete à forma de como nos relacionamos uns com os outros. Se o outro é visto como um concorrente, sou competitivo. Se o outro é visto como um aliado, sou cooperativo. Há um enorme abismo social num mundo bipolar dividido entre os primeiros e os últimos. Poucos são os vencedores abastados e muitos os vencidos desprovidos de quase tudo.

A assertiva contida na pergunta de Pablito propõe que a grande vitória da humanidade é acabar com as desigualdades sociais, cooperando uns com os outros para que os excluídos possam superar as barreiras, sejam elas sociais, morais, econômicas, físicas ou intelectuais, construindo uma ponte que nos leve a um mundo mais inclusivo, igual e fraterno.

Acho que é isso meu querido netinho. Devemos nos cuidar para que nosso egoísmo e nossos próprios interesses não sejam os primeiros a subir no pódio, deixando por último as outras pessoas e todo o resto da Criação. No final somos todos iguais em tempos diferentes, pertencemos e dividimos a vida no mesmo planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário